"O método de Santa Hildegarda para a prevenção das cáries e o tratamento de doenças dentárias (periodontites, gengivites) é totalmente fiável do ponto de vista científico actual.
“Quem desejar ter dentes fortes e sãos, quando se levantar de manhã deverá enxaguar a boca com água fresca e limpa, mantendo a água fria na boca para que dissolva a placa mucosa e para que esta não se reproduza e os dentes se mantenham sãos. (CC 173, 32-33, 174, 4)”
Lavar os dentes com água fria é um remédio eficaz na manutenção de dentes fortes. Ao levantar-se devemos adquirir o hábito de escová-los de imediato com água fria. A água fria dissolve a placa bacteriana, limpa as manchas e deixa um hálito fresco. A água quente tem o efeito contrário, enfraquece os dentes.
Para o cuidado dos dentes durante a noite Santa Hildegarda aconselha que se enxugue e escove os dentes e as gengivas com vinho de cinzas de videira.
“Quando as gengivas estão desgastadas e os dentes debilitados, misturar cinza de videira ainda quente com um bom vinho como desinfectante. Escovar os dentes e as gengivas com esse vinho e os dentes e gengivas irão fortalecer. Aqueles que têm os dentes sãos por esta maneira poderão ter um sorriso cheio de vida e saúde. (PL 1244 B)”
Receita:
Vinho com cinzas de cepa de videira.
Antes de ir dormir, agitar vigorosamente a garrafa de vinho com as cinzas e escovar com um golo do líquido os dentes e as gengivas. Cuspir todo o líquido (sem engolir) e não enxaguar a boca. Acostumamo-nos com o gosto agradável. É um tratamento efectivo para as gengivas que estão a sangrar e para casos de periodontites e proporciona uns dentes brilhantes e bem firmes.” (Tradução livre para português do livro espanhol “Manual de Medicina de Santa Hildegarda” de Pineda, 2014)